quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Importância da Gestão do Conhecimento nas Empresas

A Importância da Gestão do Conhecimento nas Empresas


 

A globalização está fazendo com que as empresas, sem as proteções oficiais das reservas de mercado, tenham que se ajustar à Nova Economia. Precisam adequar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas.

Por isso, muitas empresas já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos e administradores não mais como simples "Recursos Humanos", mas sim, como "Capital Humano".

Esse enfoque enfatiza que as pessoas são parte crucial de uma empresa e, como tal, têm necessidade de ser desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais.

Na Nova Economia, as mudanças ocorrem com extrema rapidez e as pessoas, apesar de não acompanharem essas mudanças com a mesma velocidade, têm que se amoldar às novas situações, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os objetivos empresariais.

Por outro lado, as empresas por muito tempo subestimaram o valor dos conhecimentos de seus funcionários. Hoje, sabe-se que a soma desses conhecimentos tem um valor e que mensurá-lo e tê-lo sob controle e, acima de tudo, aplicá-lo em favor da empresa torna-se um diferencial competitivo.

Mas, para ser aplicado, não basta tê-lo. Nesse momento entra outro importante e decisivo componente: a motivação do funcionário para aplicá-lo.

Somente empresas atentas ao seu Capital Humano conseguem reter os talentos e motivá-los a utilizar o seu conhecimento em benefício de ambos. A relação ganha/ganha faz parte dos valores dessas empresas.

Deve haver um alinhamento de todos os trabalhos de modo a converter o conhecimento dos trabalhadores em autorrealização e em benefícios para as empresas. A função gerencial passa a ter fundamental importância no desenvolvimento do "Capital Humano", devendo mesmo ser vista como sua missão.

O que diferencia as empresas na Nova Economia ou também chamada Economia da Era da Internet é o quanto de valor elas criam para seus clientes e consumidores.

A frase: "As empresas se constroem através de pessoas e nunca serão maiores ou melhores que as pessoas que as compõem." (autor desconhecido) exemplifica bem o quanto a qualidade das pessoas pode ser o diferencial competitivo num mercado globalizado.

Nesse ponto, o Capital Humano é o que faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário