terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Questões de Consultoria em Segurança Privada


Questão 1 - Conceitue Pregão Presencial.

Pregão é a modalidade de licitação na qual a disputa pelo fornecimento de bens e serviços comuns é feita em sessões públicas caracterizadas essencialmente pela utilização de instrumentais de alta tecnologia da informação. Em tais certames os licitantes apresentam suas propostas de preços por escrito, lances verbais (presencial) ou proposta e lances virtuais (eletrônico), independentemente do valor estimado da contratação.

Questão 2 – Quais as fases do Pregão Presencial.

1. Convocação

2. Credenciamento

3. Registro das propostas

4. Disputa

5. Negociação

6. Habilitação

7. Adjudicação

8. Homologação

9. Recursos


Questão 3 - Comente sobre a nova face do profissional de Segurança

O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência, alem de ter a capacidade de adequação as novas necessidades da profissão, com o advento das constantes mudanças que vem afetando o ambiente das organizações, não bastando os motivos tradicionais, o aumento da competitividade tornou-se um fator a mais para o profissional procurar qualificar-se constantemente, aprimorando seu potencial através de um processo de aprendizagem proativa.

Questão 4 – Os condomínios verticais até um tempo atrás sempre foram considerados como seguro, mas nos últimos anos tem sido alvo dos criminosos, são os famosos ' arrastões". Os principais prédios escolhidos são os condomínios de luxo. Comente sobre o aumento de arrastões em condomínios residenciais.

Os "arrastões" em condomínios tem como um dos principais fatores a falta de preparo do porteiro e zelador que acaba facilitado na grande maioria a ação dos criminosos. O crescimento desse tipo de crime também está relacionado com os fortes investimentos em segurança adotados por bancos, empresas, industrias e instalações comerciais de porte, os ladrões julgam mais fácil assaltar um condomínio do que um banco.

Questão 5 – Como especialista que você está se formando, que orientações você daria aos moradores para protegerem suas casas, mesmo à distância?

1. desligue a campainha

2. reforce as portas com fechaduras auxiliares.

3. teste o sistema de segurança interno, utilize cofres de bancos

4. Suspenda a entrega de jornais

5. Não informe a data de retorno

6. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando seus contatos,

7. Uma pessoa da confiança da família vá até a casa –

8. O síndico deve evitar dar férias aos funcionários

9. O condomínio não deve fazer obras

10. O condômino deve participar das reuniões e cursos

Questão 6 - Segurança é um mal necessário; se está longe, as pessoas sentem falta, mas se está perto, incomoda”. Diante deste comentário, me veio à mente que, de fato, o trabalho do profissional de segurança, seja vigilante, supervisor de segurança, gestor em segurança ou policial é bastante “espinhoso”, sobretudo, o profissional de segurança que atua na área operacional. Qual a sua conclusão sobre este comentário?

É preciso muita habilidade no processo de execução de segurança, atendendo às normas e procedimentos e ainda ter que agradar as pessoas. Embora seja impossível agradar a todos, é possível executar um serviço de qualidade e obter o devido reconhecimento quando o profissional de segurança age com profissionalismo, com conhecimento técnico e conhecimento do ambiente onde atua. É importante também o apoio de todas as cadeias hierárquicas da empresa: contratante e contratada no sentido de respaldar adequadamente a equipe de segurança.

Para que o profissional de segurança haja com eficiência e eficácia na execução de suas atividades de modo que isso se converta em qualidade para o cliente, o caminho passa pela educação: treinar, treinar e treinar. Capacitar os seus colaboradores é o melhor caminho do ponto de vista custo-benefício para as empresas.



Questão 7 – O curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada trata da formação qualificada de profissionais para gerir empresas e áreas de segurança patrimonial interna ou terceirizada. Por meio dos conhecimentos adquiridos nas atividades teóricopráticas e habilitado para a ampla compreensão dos princípios gerais e dos fundamentos que norteiam a gestão empresarial dos recursos humanos e materiais envolvidos, o egresso estará apto para análise, planejamento, execução e controle das operações de segurança. Quais as atividades principais desse profissional?

• Administrar departamentos, setores e áreas relacionadas à segurança patrimonial em Instituições Públicas e Privadas;

• elaborar o planejamento estratégico de segurança com o emprego da simulação de cenários a partir da análise crítica dos indicadores da conjuntura socioeconômica, política e cultural do País e blocos regionais, indicadores esses que influenciam índices nacionais de violência e criminalidade; desenvolver a identificação e análise de riscos envolvidos na atividade principal e de apoio das organizações com o objetivo de permitir a definição de políticas de segurança e diretrizes que assegurem o desenvolvimento regular e contínuo dos negócios;

• conceber projetos integrados de segurança física e eletrônica alicerçados em parâmetros técnicos e legais;

• aplicar as técnicas e conceitos assimilados durante a realização do curso nas práticas de prevenção às perdas patrimoniais e no gerenciamento de crises e de riscos à integridade física das pessoas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário