terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exercícios de Análise e Elaboração de Projetos

Questão 1 –  - De acordo com a publicação PMBOK, quais são os estágios necessários para a correta administração dos custos do projeto ?

1. Planejamento dos Recursos – determina quais recursos (pessoas, equipamentos, materiais) e que quantidade de cada um deve ser usada para executar as atividades do projeto.

2. Estimativa dos Custos – desenvolve uma estimativa dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto.

3. Orçamentação dos Custos – alocar as estimativas de custos globais aos itens individuais de trabalho.

4. Controle dos Custos – controlar as mudanças no orçamento do projeto.


Questão 2 - O planejamento dos recursos envolve determinar quais recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais) e quais quantidades de cada um devem ser usadas para a realização das atividades do projeto. O que podemos usar para Planejar os Recursos ?

1- Cronograma do projeto (descrito na aula 05). Identifica as atividades do projeto e suas respectivas durações e, conseqüentemente, contém as principais informações para o planejamento de recursos.

2 -Informações de projetos anteriores. Para identificar os recursosnecessários a equipe do projeto pode utilizar informações de projetossimilares.

3 -Declaração do escopo. A declaração do escopo (descrita na aula anterior) contém a justificativa da necessidade do projeto e a descrição do produto esperado, além dos objetivos do projeto, e deve ser considerada também para o planejamento dos recursos.

4 -Quadro potencial de recursos. O conhecimento de quais recursos

(pessoas, equipamentos, materiais, etc.) estão potencialmente disponíveis para o projeto é útil ao planejamento dos recursos.

5 - Políticas organizacionais. As políticas gerais da empresa, relativas tanto ao quadro de pessoal quanto ao aluguel ou compra de suprimentos e equipamentos, bem como qualidade, segurança e meio ambiente, devem ser consideradas durante o planejamento dos recursos.

Questão 3 - A estimativa de custo do projeto consiste basicamente na identificação dos custos unitários, na dimensão de consumo dos recursos e no cálculo dos custos, primeiramente em cada atividade e, depois, pela totalização da soma dos custos das atividades obtendo o orçamento do projeto. A estimativa dos custos inclui identificar e considerar várias alternativas de custo. Os custos do projeto podem ser classificados em custos diretos e indiretos. Cite 3 (três) exemplos de custos diretos e 2 (dois) exemplos de custos indiretos

Custos de pessoal – são as despesas com salários das pessoas responsáveis por executar as atividades do projeto. Estes custos incluem os salários dos coordenadores e supervisores.

Custo de materiais – são os materiais que serão consumidos nas atividades do projeto e que compõem outra natureza de custo a ser considerada.

Custo dos equipamentos – trata-se dos equipamentos adquiridos para executar as atividades previstas no projeto e que devem ser lançados como custos diretos, mesmo que sejam alienados ao término do projeto.

Custos de serviços – se houverem partes do projeto executadas por terceiros estas despesas compõem também o custo direto do projeto.

Custos de viagens – alguns custos como despesas de viagem e estadia que ocorrem em função do projeto são classificados como custos diretos e compõem o orçamento.



Benefícios – são os benefícios pagos ao pessoal alocado para o projeto, sendo classificados como custos indiretos.

Custos administrativos – são despesas referentes à administração geral da empresa e que são rateados pelos diversos projetos que estão sendo conduzidos.

Custos gerais – são despesas gerais com: telefone, energia elétrica, manutenção, e outros gastos que são divididos entre os diversos setores da empresa.

Questão 4 - Quais as principais vantagens de Gestão de Projetos?

1. Maior satisfação do Cliente

2. Ciclo de desenvolvimento mais curto

3. Custos menores

4. Decisões mais eficazes

5. Menos improviso

Questão 5 - Como implantar a Gestão de Projetos em uma empresa.

1. Disseminar em toda a organização os princípios e a metodologia de Gerência de Projetos

2. Implementar normas e procedimentos com as quais os patrocinadores e as equipes de projeto se nortearão.

3. Formar as Equipes de Projeto e desenvolver as habilidades pessoais

4. Disponibilizar orientadores internos ou externos capazes de apoiar as equipes.

5. Constituir um comitê definidor de prioridades para os projetos.

Questão 6– Conceitue Gerência de Projetos:

É a sistematização e a organização dos processos de Definição, Planejamento, Execução, Controle e Conclusão de Projetos.

São técnicas e métodos de Administração, aplicados para estimar, planejar e controlar atividades com o objetivo de alcançar um resultado final dentro de determinado prazo, custo e de qualidade.



Questão 7 - Quais as 5 (cinco) fases de um Gerenciamento de Projetos ?

• Definição

• Planejamento

• Execução

• Controle

• Conclusão

Questão 7 - Conceito de Gestão por Projetos

• É a aplicação dos conceitos GP, não só ao nível de um projeto em particular, mas ao nível global da organização.

• Os princípios de administração de projetos passam a integrar a cultura organizacional da empresa ou da instituição.

• Todas as operações da organização são encaradas como um conjunto completo de projetos ( alguns sendo desativados, outros em andamento ou sendo iniciados, e, finalmente, outros sendo concluídos ).

• A missão, a visão, as estratégias, os objetivos e as metas da organização são transformados em programas ou carteiras de projetos. A organização torna-se “projetizada”.

Questão 8 - Quais os itens que devem ser observados na fase de definição do Gerenciamento de Projetos

• Estudar a viabilidade de realizar um projeto

• Determinar o objetivo e as metas que o projeto deve alcançar.

• Determinar as expectativas dos envolvidos no projeto – usuários, clientes, direção e outros.

• Definir o escopo geral do projeto.

• Selecionar os primeiros integrantes da equipe do projeto.

• Formalizar a constituição do projeto.

Questão 9 - Quais os itens que devem ser observados na fase de planejamento do Gerenciamento de Projetos

• Detalhar o escopo do projeto em termos de resultados, prazo e recursos.

• Listar as atividades necessárias para alcançar os objetivos do projeto.

• Seqüenciar as atividades de maneira mais eficiente possível.

• Elaborar um cronograma e um orçamento viável para alocar recursos às atividades necessárias para concluir o projeto.

• Obter a aprovação dos envolvidos e interessados no projeto.

Questão 10 - Quais os itens que devem ser observados na fase de execução do Gerenciamento de Projetos

Gerenciar a equipe do projeto

Reunir-se com os integrantes da equipe do projeto.

Comunicar-se com os envolvidos e interessados no projeto.

Solucionar conflitos ou problemas que surgem durante a execução.

• Assegurar os recursos necessários – dinheiro, pessoal e equipamentos – para executar o projeto aprovado.

Questão 11 - Quais os itens que devem ser observados na fase de controle do Gerenciamento de Projetos

• Monitorar os desvios do programado.

• Tomar ações corretivas para harmonizar o executado com o programado.

• Avaliar as solicitações de alteração do projeto que envolvam escopo, prazo e custo.

• Quando necessário, reprogramar o projeto.

• Quando necessário, ajustar o nível de recursos.

• Proceder os ajustes necessários e obter a aprovação dos patrocinadores do projeto.

Questão 12 - Quais os critérios que o produto ou serviço deve ter para ter qualidade ?

a) Adequação ao uso (o produto ou serviço poder ser usado?);

b) Adequação ao propósito (o produto ou serviço atende aos objetivos propostos?);

c) Satisfação do cliente (o produto ou serviço atende as expectativas do cliente?);

d) Conformidade com as especificações (o produto ou serviço está de acordo com os requisitos estabelecidos?).

Questão 13 - Quais os princípios definidos para o gerenciamento da qualidade do projeto ?

1) Satisfação do cliente – entender, gerenciar e influenciar necessidades de forma com que as expectativas do cliente sejam satisfeitas ou excedidas. Isto exige a combinação de conformidade com especificação (ou seja, o projeto deve produzir o que foi dito que produziria) e conveniência para o uso (o produto ou serviço produzido deve satisfazer às necessidades reais).

2) Prevenção ao invés de inspeção – o custo destinado a evitar erros é sempre muito menor que o custo para corrigi-los.

3) Responsabilidade do gerente – o sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas permanece a responsabilidade do gerente em fornecer os recursos necessários para o êxito.

Questão 14 –  O Gerenciamento da Qualidade deve incorporar técnicas e ferramentas de controle de forma a garantir com que os produtos gerados apresentem as características para as quais foram concebidos. Quais os estágios do Gerenciamento da qualidade em projetos ?

1) Planejamento da qualidade;

2) Controle da Qualidade; e

3) Ações corretivas









Nenhum comentário:

Postar um comentário