domingo, 12 de setembro de 2010

ELEMENTOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO

ELEMENTOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO

Adaptado de Lenny Larkowski

Autor dos Livros:



"Apresentação sem Esforço" e "O Caminho Fácil para a Apresentação de Sucesso".


 

..."Metade do mundo é constituido por indivíduos que tem alguma coisa a dizer mas não podem fazê-lo; a outra metade não tem nada para dizer e insiste em fazê-lo"... (L. Laskowski).

Qualquer um pode falar em público. Nem todos, contudo, podem falar efetivamente em público. Para isso, há seis elementos que devem ser considerados:

Esteja Preparado

Estar preparado é, sem dúvida nenhuma, o elemento mais importante para uma apresentação correta e eficiente. Como regra geral você deve dispender cerca de 30 horas entre preparo e ensaios, para cada hora da sua apresentação. Desse modo, para um tema livre de 10 minutos, devemos gastar aproximadamente 5 horas entre o preparo e o treinamento para a apresentação.

Experiência Pessoal

Sempre que possível use exemplos e casos da sua experiência pessoal. Intercale pequenos casos que podem enfatizar o seu ponto de vista. Compartilhe a sua experiência com a platéia.

Mantenha a Calma

Para manter a calma você deve estar preparado para a apresentação. Focalize sua atenção na apresentação e não na platéia. Use gestos e movimente-se. Pratique a abertura da sua apresentação; planeje exatamente como ela deve ser e como você vai fazê-la. A platéia, em geral, julga você nos primeiros 30 segundos da sua apresentação.

Use Humor Natural

Não tente transformar sua apresentação numa comédia. Sob determinadas circunstâncias, contudo, uma ligeira "pitada" de humor pode ser benéfica à sua apresentação. Use um humor natural; faça um leve gracejo com alguma coisa que você disse ou mostrou. Mas lembre-se nunca faça piadas com alguém da sua platéia, ainda que seja seu amigo. Em geral as pessoas apreciam um leve toque de humor na apresentação, quando este é apropriado e de bom gosto. De outra forma o humor pode ter efeito negativo na apresentação. Na dúvida, ou se você não tem experiência com a apresentação oral, talvez seja melhor evitar este quesito.

Planeje seus Gestos e Posição das mãos

Durante o ensaio da sua apresentação observe momentos em que um determinado gesto pode acentuar a importância da sua mensagem. Estabeleça cerca de três posições em que você deve ficar a maior parte do tempo e pratique como mover-se entre elas e em que momento da apresentação isso deve ser feito. Evite ficar parado no mesmo ponto com as mãos para tráz
ou no bolso, durante todo o tempo da apresentação. Fale preferencialmente de pé, a menos que a organização da mesa requeira o contrário. Sempre que se mover, mantenha contato visual com a platéia.

Atenção aos detalhes

Preste muita atenção a todos os detalhes. Certifique-se de saber a data, local, sala e a hora exatos da sua apresentação. Procure saber como chegar ao local com antecedência. Informe-se sobre a audiência prevista, tipo, número aproximado de participantes, especialmente se você pretende distribuir um resumo escrito da sua apresentação. Chegue ao local com alguma antecedência, para uma checagem final das condições gerais e ainda a tempo de promover eventuais ajustes, se necessário.

Lembre-se que a falta de planejamento é a maneira mais fácil de fazer uma apresentação sem sucesso.


 

OUTRAS "DICAS" SOBRE A PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

A melhor maneira de "dar a impressão" de que você conhece o assunto de que está falando é realmente conhecer o assunto sobre o qual versa a sua apresentação. Isto significa que você deve conhecer bem o assunto e estar capacitado a responder algumas perguntas relacionadas ao mesmo. Por outro lado, é impossível para qualquer apresentador estar preparado para responder toda e qualquer pergunta sobre o assunto. Assim, não é nenhuma vergonha responder não sei, quando a resposta não lhe ocorre imediatamente. Esta resposta é preferível a uma resposta incorreta, incompleta ou a uma divagação inconclusiva sobre o tema da pergunta. Evite o "tiro no escuro". A plateia aceita melhor e compreende perfeitamente. Até porque nem todas as respostas são conhecidas, em relação a muitos assuntos.

As apresentações científicas invariavelmente usam recursos visuais, habitualmente slides ou transparências. O tempo de duração da sua apresentação também vai determinar o número de slides adequado. Ao ensaiar a sua apresentação você poderá adequá-la exatamente ao tempo disponível. Uma boa regra de "algibeira" para determinar o número ideal de slides é considerar adequado, no máximo, um slide simples para cada minuto de apresentação. Alguns oradores usam uma relação um pouco menor. Isto também vai depender da complexidade dos slides. A apresentação de um tema livre com a duração de 10 minutos deve ser feita com um número de slides entre seis e oito. Um apresentador experiente, usando slides bastante simples, pode atingir o máximo de 10 slides (um por minuto). Um número maior de slides, indiscutivelmente assegura que ou o tempo da apresentação será ultrapassado ou os últimos slides não serão mostrados. Nos dois casos, a plateia percebe e lamenta que a apresentação não tenha sido adequadamente preparada.

Ao ensaiar a sua apresentação faça-o para um pequeno grupo de amigos ou sozinho, diante de um espelho. Você pode gravar em fita ou em vídeo e vai ter uma ideia completa de como a apresentação pode ser melhorada ou modificada, até estar rigorosamente dentro do que você planejou.

É recomendável formar um grupo de estudos, preparar trabalhos e ensaiar a sua apresentação, dentro do grupo, com a finalidade de adquirir uma experiência que será de extrema valia nos congressos. Para os ensaios podem ser usados alguns trabalhos publicados na literatura e permitem adquirir experiência com o preparo e a apresentação.

Em conclusão, a vontade de realizar é o grande propulsor de cada apresentador. Existindo a vontade, todos os obstáculos, por maiores que possam parecer, são facilmente transpostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário