sábado, 12 de novembro de 2011

Exercícios II – Sistemas de Informações Gerenciais


 

EXECÍCIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS


 


 

Questão 1 – Descreva o processo de segurança da informação.


 


 

Questão 2 – Quais os Objetivos básicos da segurança em Sistemas de Informações ?


 


 

Questão 3 – Quais as ações que devem ser definidas pela Política da segurança em Sistemas de Informações para garantir a segurança corporativa ?


 


 

Questão 4 - A análise de riscos consiste em um processo de identificação dos riscos de segurança, aos quais a organização pode estar exposta. É realizada através de uma avaliação sistemática que visa o mapeamento das ameaças e vulnerabilidades físicas, processuais, tecnológicas e humanas. A análise de riscos é fundamental para a gestão dos negócios, já que fornece aos executivos uma visão clara dos riscos a que o negócio está exposto.

Quais as etapas em que se divide a Análise de Risco ?


 


 

Questão 5 - Existem inúmeras medidas de segurança a serem aplicadas na empresa, de acordo com o tipo de negócio. Essas medidas podem ser classificadas em duas categorias mais genéricas: a Segurança Física e Segurança Lógica. O que inclui basicamente a Segurança Física??


 


 

Questão 6 - Existem inúmeras medidas de segurança a serem aplicadas na empresa, de acordo com o tipo de negócio. Essas medidas podem ser classificadas em duas categorias mais genéricas: a Segurança Física e Segurança Lógica. O que inclui basicamente a Segurança Lógica?


 


 

Questão 7 - Com base nos estudos da disciplina Sistemas de Informações Gerenciais, Avalie as afirmações e escolha a melhor resposta.

  1. Os sistemas de informação estratégicos não exigem mudanças importantes na maneira de operar de uma empresa.
  2. Tornar-se uma empresa geradora de conhecimento ou uma learning organization (organização que aprende) significa armazenar conhecimento para utilização.
  3. A característica de adaptabilidade de uma empresa virtual significa que a empresa deve adaptar-se a um ambiente de negócios diversificado e em lenta transformação.
  4. O conceito de cadeia de valor encara uma empresa como uma série de atividades básicas que adicionam valor a seus produtos ou serviços.
  5. Na perspectiva de problemas , o tomador de decisão não pode aplicar métodos quantitativos para tornar o processo decisório mais racional possível, concentrando-se principalmente na determinação e equacionamento do problema a ser resolvido.


     


     

  6. Estão certas as questões 2, 4 e 5.
  7. Estão erradas as questões 1, e 3 e 5.
  8. Somente a questão 4 está certa.
  9. Estão certas apenas as questões 1 e 4.
  10. Todas as questões estão certas.


     


     

  11. Na Teoria Comportamental da Administração a organização é considerada como um sistema de decisões em que cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento.
  12. Os objetivos são as pretensões que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações.
  13. Preferências são os critérios que o tomador de decisão não usa para fazer a escolha.
  14. Estratégia é o caminho que o decisor escolhe para melhor atingir o processo.
  15. Situação são os aspectos ambientais que envolvem o decisor. Resultado é a conseqüência de uma dada estratégia.


     


     

    1. Estão certas as questões 2, 4 e 5.
    2. Estão erradas as questões 2 e 5.
    3. Somente a questão 3 está certa.
    4. Estão certas apenas as questões 1, 2 e 5.
    5. Todas as questões estão certas.


       


     

  16. A Perspectiva do processo se concentra nas etapas do processo de decisão, é genérica. É uma abordagem criticada por se relacionar muito com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. (influencia das emoções e impulsos dos decisores).
  17. A análise de riscos consiste em um processo de identificação dos riscos de segurança, aos quais a organização pode estar exposta. É realizada através de uma avaliação sistemática que visa o mapeamento das ameaças e vulnerabilidades físicas, processuais, tecnológicas e humanas. A análise de riscos não é fundamental para a gestão dos negócios, já que fornece aos executivos uma visão clara dos riscos a que o negócio está exposto.

  18. Quanto mais se aumenta a complexidade das redes, quanto mais recursos são disponibilizados aos usuários, quanto mais informação é requerida por este usuário, mais difícil se torna garantir a segurança dos sistemas de informação.
  19. As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programadas.
  20. As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco maior do que as decisões não-programadas.


     


     

    1. Estão certas as questões 2, 4 e 5.
    2. Estão erradas as questões 2 e 5.
    3. Somente a questão 4 está certa.
    4. Estão certas apenas as questões 1, 3 e 4.
    5. Todas as questões estão certas.


     

    Questão 8 - Com base nos estudos da disciplina Sistemas de Informações Gerenciais, Avalie as afirmações e escolha a melhor resposta.


     


     

  21. Tornar-se uma empresa geradora de conhecimento ou uma learning organization (organização que aprende) significa armazenar conhecimento para utilização.
  22. Os sistemas de informação estratégicos não exigem mudanças importantes na maneira de operar de uma empresa.
  23. A característica de adaptabilidade de uma empresa virtual significa que a empresa deve adaptar-se a um ambiente de negócios diversificado e em lenta transformação.
  24. O conceito de cadeia de valor encara uma empresa como uma série de atividades básicas que adicionam valor a seus produtos ou serviços.
  25. Na perspectiva de problemas , o tomador de decisão não pode aplicar métodos quantitativos para tornar o processo decisório mais racional possível, concentrando-se principalmente na determinação e equacionamento do problema a ser resolvido.


     


     

    1. Estão certas as questões 2, 4 e 5.
    2. Estão erradas as questões 2, e 3 e 5.
    3. Somente a questão 4 está certa.
    4. Estão certas apenas as questões 1 e 4.
    5. Todas as questões estão certas.


       


     


     

  26. Preferências são os critérios que o tomador de decisão não usa para fazer a escolha.
  27. Na Teoria Comportamental da Administração a organização é considerada como um sistema de decisões em que cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento.
  28. Os objetivos são as pretensões que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações.
  29. Estratégia é o caminho que o decisor escolhe para melhor atingir o processo.
  30. Situação são os aspectos ambientais que envolvem o decisor. Resultado é a conseqüência de uma dada estratégia.


     


     

    1. Estão certas as questões 2, 4 e 5.
    2. Estão erradas as questões 1 e 4.
    3. Somente a questão 3 está certa.
    4. Estão certas as questões 1, 3 e 5.
    5. Todas as questões estão certas.


       


     

  31. A Perspectiva do processo se concentra nas etapas do processo de decisão, é genérica. É uma abordagem criticada por se relacionar muito com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. (influencia das emoções e impulsos dos decisores).
  32. A análise de riscos consiste em um processo de identificação dos riscos de segurança, aos quais a organização pode estar exposta. É realizada através de uma avaliação sistemática que visa o mapeamento das ameaças e vulnerabilidades físicas, processuais, tecnológicas e humanas. A análise de riscos não é fundamental para a gestão dos negócios, já que fornece aos executivos uma visão clara dos riscos a que o negócio está exposto.

  33. Quanto mais se aumenta a complexidade das redes, quanto mais recursos são disponibilizados aos usuários, quanto mais informação é requerida por este usuário, mais difícil se torna garantir a segurança dos sistemas de informação.
  34. As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programadas.
  35. As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco maior do que as decisões não-programadas.


     


     

    1. Estão certas as questões 2, 4 e 5.
    2. Estão erradas as questões 2 e 5.
    3. Somente a questão 4 está certa.
    4. Estão certas apenas as questões 1, 3 e 4.
    5. Todas as questões estão certas.


       

Exercícios II – Análise e Elaboração de Projetos


 


 

Questão 1 - De acordo com a publicação PMBOK, quais são os estágios necessários para a correta administração dos custos do projeto ?


 


 

Questão 2 - O planejamento dos recursos envolve determinar quais recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais) e quais quantidades de cada um devem ser usadas para a realização das atividades do projeto. O que podemos usar para Planejar os Recursos ?

Questão 3 - A estimativa de custo do projeto consiste basicamente na identificação dos custos unitários, na dimensão de consumo dos recursos e no cálculo dos custos, primeiramente em cada atividade e, depois, pela totalização da soma dos custos das atividades obtendo o orçamento do projeto. A estimativa dos custos inclui identificar e considerar várias alternativas de custo. Os custos do projeto podem ser classificados em custos diretos e indiretos. Cite 3 (três) exemplos de custos diretos e 2 (dois) exemplos de custos indiretos


 

Questão 4 - Quais as principais vantagens de Gestão de Projetos?

Questão 5 - Como implantar a Gestão de Projetos em uma empresa.

Questão 6 - Conceitue Gerência de Projetos:


 


 

Questão 7 - Quais as 5 (cinco) fases de um Gerenciamento de Projetos ?


 


 

Questão 8 - Conceito de Gestão por Projeto.


 


 

Questão 9 - Quais os itens que devem ser observados na fase de definição do Gerenciamento de Projetos ?


 


 

Questão 10 - Quais os itens que devem ser observados na fase de planejamento do Gerenciamento de Projetos


 


 

Questão 11 - Quais os itens que devem ser observados na fase de execução do Gerenciamento de Projetos


 


 

Questão 12 - Quais os itens que devem ser observados na fase de controle do Gerenciamento de Projetos


 


 

Questão 13 - Quais os critérios que o produto ou serviço deve ter para ter qualidade ?


 


 

Questão 14 - Quais os princípios definidos para o gerenciamento da qualidade do projeto ?


 


 

Questão 15 - O Gerenciamento da Qualidade deve incorporar técnicas e ferramentas de controle de forma a garantir com que os produtos gerados apresentem as características para as quais foram concebidos. Quais os estágios do Gerenciamento da qualidade em projetos ?