sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dicas para melhorar a busca de informações

Os Google Hacks são pequenos truques que permitem descobrir muita coisa interessante disponível online, em alguns casos sem o conhecimento do dono do material, mas não chegam a ser técnicas ilegais.

Como o é a variedade de material disponibilizada inadvertidamente por incautos. Chega a ser assustador, são senhas, documentos confidenciais, fotos e músicas. Siga adiante e veja alguns exemplos. O resto, depende de sua imaginação.

1 - Planilhas de Pagamentos
A opção "filetype" do Google permite que a gente determine o tipo de documento a pesquisar. E sim, se arquivos de Excel, Word ou Access estiverem linkados, eles serão indexados. Para buscar todos os arquivos Excel com o termo "pagamento", basta procurar no Google por:

filetype:xls pagamento

Trocando o XLS por MDB você fará a mesma busca por Access.

2 - Diretórios de Fotos
Sim, muita gente disponibiliza diretórios com acesso direto a suas fotos pessoais, sem se preocupar. O Google acha, e indexa. Esta busca usa o padrão "index of", usado pelo Apache, para gerar o cabeçalho de diretórios. A busca no Google ficaria como:

"index of" / fotos

O termo "fotos" pode ser trocado por outro, use a imaginação. "pictures", "férias", "minha prima" ou algo assim.

3 - Modems
Sim, há gente que se dá ao trabalho de mexer na configuração a ponto de deixar seu modem DSL com a interface de administração aberta para o mundo. Para encontrar esse tipo de coisa, usamos a opção "intitle", que diz ao Google para retornar os resultados com os termos encontrados no título da página. Exemplo: Modems SpeedStream abertos:

intitle:"SpeedStream * Management Interface"

E para encerrar…

4 - MP3
Você sabia? Muita gente disponibiliza arquivos MP3 online sem saber. Segundo o Google, são 420 mil diretórios abertos, facilmente encontráveis, bastando combinar os modificadores intitle e inurl. O primeiro indica uma página de diretório, o segundo especifica que a página deve conter o termo MP3 e NÃO conter (via o sinal de menos) htm ou html. Com esse filtro temos links diretos para diretórios de músicas.

intitle:"index of" -inurl:htm -inurl:html mp3

Como bônus final, você pode procurar diretórios de filmes, trocando "mp3″ por "avi", "xvid", "mov", "qt" ou outro formato que deseje.